do berço para toda vida

Obra do Berço: do berço para toda vida

1. Valores

EQUIDADE - reconhecer igualmente o direito de cada um
Disposição de reconhecer os direitos de cidadania de cada um e de todos, buscando nos critérios de justiça social, o embasamento para decisões e ações, considerando o histórico, a complexidade e diversidade de contextos de vida humana em nosso país marcado pela distribuição desigual de direitos.
INTERAÇÃO - construir vínculos sociais por meio de experiências significantes.
A interação social é condição fundamental para constituição do ser humano, que neste processo aprende com o outro, fortalece-se e transforma-se, fazendo evoluir a sociedade. Essencial para a construção de vínculos positivos de convivência e pertencimento social é fator estratégico na condução da Gestão Organizacional, Trabalho Social e Socioeducativo.
SOLIDARIEDADE - fortalecer-se mutuamente.
Buscamos superar conceitos assistencialistas ao ajudar o próximo, considerando-o como igual, digno e capaz de reconhecer seus limites, desenvolver suas potencialidades e em condições favoráveis, agir com liberdade e autonomia na condução das escolhas de sua vida. Entendemos que a interação solidária e cooperativa fortalece mutuamente as partes envolvidas.
SEGURANÇA - comprometer-se em cumprir acordos.
Resultado do equilíbrio de esforços e benefícios entre pessoas e organizações, advém do cumprimento de compromissos assumidos em acordos mútuos realizados entre os atores da ação institucional: usuários, membros da rede comunitária, trabalhadores, diretoria e administração, parceiros públicos e privados, consideradas as condições favoráveis a sua realização e os esforços na superação de desafios que venham surgir.
COMPETÊNCIA - integrar conhecimentos, habilidades e conhecimentos.
É condição para ofertar um Trabalho Social e Socioassistencial de qualidade aos usuários, entendendo-a como o domínio técnico de nossas práticas por meio da clareza dos princípios teóricos que a regem, refletidas na coerência de nossas atitudes. Cientes de limites e potencialidades, investimos no constante aperfeiçoamento por meio da ação-reflexão, importante instrumento de trabalho e aprendizagem organizacional, que na relação em rede com parceiros e instituições similares, nos levam a uma constante evolução.
QUALIDADE - aperfeiçoar a gestão de pessoas, conhecimentos, processos, ações e resultados.
Esforçamo-nos no constante aprimoramento de nossos processos de gestão organizacional, de modo que nossas ações sejam eficientes e coerentes como nosso papel na sociedade e alcancem resultados eficazes e efetivos junto aos usuários.

2. Competências institucionais

Exercício da Cidadania
Construir o conhecimento e a prática da cidadania fundamentada na interação dos atores envolvidos e na política pública de proteção social.
Inovação
Empreender ideias, com desafios e oportunidades para explorá-las e experimentá-las a partir de novos modelos de pensar, sentir e agir sobre a realidade social.
Visão Sistêmica
Analisar e relacionar o contexto organizacional, enquanto parte de um sistema integrado, para aprimoramento da gestão.
Articulação Interna e Externa
Desenvolver a participação nas instâncias legitimadas, estabelecendo conexões e compromissos de mobilização para o alcance dos interesses públicos.
Desenvolvimento de Pessoas
Construir condições favoráveis ao desenvolvimento de potencialidades humanas, por meio de interações e aprendizagens sociais.
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